Dicas Entrevista De Emprego

 

As Dicas para entrevista de emprego ora apresentadas se fazem necessárias tendo em vista que são grandes as turbulências pelas quais passa o país  nas áreas política, moral e econômica.

Não é possível negar  que o desemprego cresce de forma significativa e já não é difícil ver um grande numero de pessoas nas filas de agências de emprego na esperança de encontrar um trabalho.

Diante da grande escassez de emprego e a abundância de mão de obra oferecida é normal que as empresas se tornem mais rigorosas na seleção de um novo empregado quando for necessário.

Consequentemente, se você está desempregado, já participou de alguma entrevista de emprego, mas não foi aprovado, é hora de rever as razões pelas quais não foi contratado.

Considerando, portanto, que uma entrevista de emprego pode ser decisiva para arrumar uma boa colocação e se afastar de vez da fila dos desempregados, vamos apresentar algumas dicas importantes que certamente poderão fazer a grande diferença na sua vida.

Este texto é fundamentado nas ideias de Dale Carnegie, autor do livro “Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas” reproduzido no livro “As Cinco Habilidades Essenciais do Relacionamento”.

PRIMEIRA DICA DE ENTREVISTA DE EMPREGO: PREPARAÇÃO

É de suma importância que você esteja preparado para enfrentar uma entrevista de emprego. Com uma boa preparação você terá grande possibilidade de alcançar o resultado desejado. Em contrapartida, sem a preparação é quase impossível que você obtenha sucesso na entrevista.

Portanto, antes de participar da entrevista de emprego procure o maior número de informações sobre a empresa aonde pretende trabalhar. Procure saber sobre a história da empresa e seus fundadores, busque informações sobre seus possíveis entrevistadores, o objetivo e a politica de trabalho da empresa.

Você deve também procurar conhecer bem as questões relacionadas com o cargo pretendido, bem como os pré-requisitos exigidos para o bom desempenho da função.

Mostre-se confiante e capaz de se fazer entender de forma clara e objetiva, expondo suas ideias de forma adequada no contexto da entrevista, pois estes são itens de grande importância da entrevista.

SEGUNDA DICA DE ENTREVISTA DE EMPREGO: APARÊNCIA ADEQUADA

A aparência pessoal é fundamental. É ela que transmite ao entrevistador a sua boa imagem. Vista-se com roupas apropriadas ao cargo que pleiteia. Caso você esteja pleiteando um cargo de auxiliar de escritório, por exemplo, vista uma roupa social bem passada. Se, entretanto, você estiver disputando uma vaga para um cargo de gerencia, vá de terno e gravata, ou roupa adequada se for mulher.

TRÊS ATITUDES IMPORTANTES QUE FAZEM A DIFERENÇA

  1. Quando se apesentar, fale seu nome de forma clara;
  2. Olhe diretamente nos olhos do entrevistador com uma expressão facial agradável.
  3. Aperte a mão do entrevistador de forma firme;

ATITUDES QUE DEVEM SER EVITADAS A TODO CUSTO

  1. Não ande de forma relaxada nem se deite na cadeira ou sofá. Mantenha-se ereto;
  2. Evite ficar movimentando os pés, as mãos ou o corpo. O movimento repetitivo dos membros inferiores e superiores indicam nervosismo, em outras palavras, indicam insegurança.
  3. Sempre espere o entrevistador terminar sua fala. Pense rapidamente antes de responder.

PERGUNTAS GENÉRICAS DURANTE ENTREVISTA DE EMPREGO

Fique atento e esteja preparado para as perguntas genéricas que costumam ser feitas durante a entrevista de emprego.

.

Procure responder a todas elas com serenidade, clareza, sinceridade e bastante atenção.

A seguir reproduzimos algumas questões genéricas que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego extraídas do livro já citado “As Cinco Habilidades Essenciais do Relacionamento”.

  • “Qual a sua experiência nesse cargo”?
  • Além de sua experiência, o que o torna um candidato fora de série?
  • “Como você se enxerga daqui a 5 anos?”
  • Por que você quer trabalhar na nossa empresa em particular?
  • “Quais habilidades especificas você pode trazer para nossas empresas?”

Portanto, se você está em busca de um emprego e vai participar de uma entrevista de emprego, releia este texto, anote as dicas apresentadas reflita sobre elas, coloque-as em prática e mostre-se confiante, sem exagero.

Dicas Entrevista De Emprego
Rate this post

Não se Deixe Enganar! Conheça seus Direitos.

Washington Luiz Rodrigues

Advogado especialista em Direito do Trabalho e Direito Tributário. Técnico em Contabilidade e sócio da empresa WCA Contabilidade Ltda.

Website: http://www.meusdireitostrabalhistas.com/

Deixe seu comentário